Contexto da Operação Traditori (deflagrada em 12/03/2026) e como cada investigado operava dentro do núcleo da organização criminosa.
1. Núcleo de Comando da Facção
• Francisco Georde Constantino de Oliveira (ou Francisco George Constantino de Oliveira):
Líder principal da GDE. Mesmo preso (mantido no comando das atividades), exercia liderança efetiva, autorizando operações financeiras, orientando cobranças, supervisionando empréstimos e dando a palavra final sobre a destinação dos valores obtidos pelo grupo. Era o topo da hierarquia, decidindo o fluxo geral do dinheiro ilícito.
2. Núcleo Financeiro-Operacional (gestão e lavagem do dinheiro)
• Saul Sales Farias:
Principal operador financeiro da facção na região. Capitaneava o núcleo, gerenciava a contabilidade paralela, recolhia capital ilícito, executava lavagem via empresas de fachada (como a S.S. Farias, identificada como laranja), contas de interpostas pessoas e operações imobiliárias. Movimentava cifras milionárias incompatíveis com sua renda declarada. Realizava empréstimos/agiotagem a terceiros (incluindo políticos) para ampliar influência. Em diálogo interceptado, admitiu “correr para o banco lavando dinheiro para esses caras”. Foi preso inicialmente em outro processo (fevereiro/2025), e a análise de seu celular gerou toda a investigação.
• Renan Sales Farias (irmão de Saul):
Atuava junto com Saul no núcleo financeiro, auxiliando na gestão e operações de lavagem e empréstimos.
• Hellen Karine Silva Lima:
Auxiliava no núcleo, atuando como titular de contas bancárias que serviam como “ponte” para circulação e ocultação do dinheiro da facção.
• Operadores intermediários (auxiliares no recolhimento, lavagem e operações):
• Paulo Henrique Raulino: Movimentou mais de R$ 6 milhões sem lastro lícito, apesar de renda formal mínima e vínculos com empresas inativas/fachada.
• Paulo Cruz Raulino: Operador intermediário no recolhimento e lavagem.
• Rithielle de Almeida: Auxiliar nas operações financeiras.
• Matheus Nobre Rabelo: Auxiliar nas operações financeiras.
• Osmanir Celestino de Mendonça Junior: Empresário local que se beneficiava de capital ilícito para negócios imobiliários, ajudando na dissimulação da origem dos recursos.
3. Núcleo Político (receptores de recursos para campanhas, com contrapartidas)
• Hilmar Sérgio Pinto de Lima (ou Hilmar Sérgio Pinto da Cunha):
Vereador (presidente da Câmara de Morada Nova). Recebeu empréstimos da facção e comprometeu-se a nomear, de comum acordo com Saul, pessoa indicada pela GDE para cargo comissionado na Câmara, o que efetivamente ocorreu. Estabeleceu relação de dependência e contrapartida política.
• José Régis Nascimento Rumão (ou Régis Rumão):
Vereador. Recebeu valores diretamente de Saul para custeio de campanha, com cronograma detalhado de repasses, cálculos de gastos diários, entregas em espécie e preocupação com preservação de provas dos pagamentos.
• Lúcia Gleidevania Rabelo (ou Gleide Rabelo):
Vereadora (secretária da mesa diretora). Recebeu quantias significativas, admitiu que “a campanha estava cara demais”, enviou valores de volta a Saul após o pleito e ofereceu imóvel para abater dívida, reforçando o uso eleitoral dos recursos.
Outros nomes aparecem como “em segredo de justiça” no processo (provavelmente mais investigados, incluindo possivelmente outros vereadores ou candidatos). O esquema visava expansão de influência política da GDE no município, com infiltração em órgãos públicos via nomeações e proteção institucional.

No coração do Ceará, em Morada Nova, um município pacato do Vale do Jaguaribe, explodiu um escândalo que expõe as entranhas podres da interseção entre crime organizado e poder político. A Operação Traditori, deflagrada pela Polícia Federal em 12 de março de 2026, revelou um esquema sofisticado onde a facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) injetou recursos ilícitos provenientes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais de 2024.
0 “LARGE” Cinco vereadores foram presos preventivamente, incluindo figuras proeminentes como Hilmar Sérgio Pinto de Lima (PT), presidente da Câmara Municipal, e outros como Lúcia Gleidevania Rabelo (PT), José Régis Nascimento Rumão (PP), Cláudio Maroca (PT) e Júnior do Dedé (PSB). 0 Esse não é apenas um caso de corrupção isolado; é um sintoma alarmante de como o narcotráfico busca criar “braços políticos” para perpetuar sua influência, minando a democracia em nível local.
Criticamente, esse episódio destaca a fragilidade do sistema eleitoral brasileiro, onde o financiamento de campanhas continua sendo uma porta aberta para abusos. Os investigados, segundo a decisão judicial da 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza, receberam repasses milionários com movimentações que superam R$ 6 milhões em contas de operadores como Paulo Henrique Raulino em troca de contrapartidas como nomeações em cargos públicos e proteção institucional. 1 Saul Sales Farias, pivô financeiro da GDE, orquestrava empréstimos dissimulados e entregas em espécie, transformando o dinheiro sujo do tráfico em combustível para vitórias eleitorais.
Como pode um sistema que se diz democrático permitir que facções criminosas, responsáveis por violência e miséria nas comunidades, comprem assentos no Legislativo? Essa infiltração não só distorce a representação popular, mas perpetua ciclos de pobreza e insegurança, especialmente em regiões como o interior cearense, onde o Estado já luta para combater o crime organizado.
Politicamente, o caso levanta questões incômodas sobre a responsabilidade partidária.
Três dos vereadores presos são filiados ao PT, um partido que historicamente se posiciona como defensor da ética e da transparência, mas aqui se vê enredado em alianças sombrias. 7 No entanto, o problema transcende siglas: envolve também PP e PSB, mostrando que a corrupção não tem ideologia. A tentativa da GDE de influenciar até a disputa pela prefeitura com recursos direcionados a candidatos como o ex-prefeito Marco Bica revela uma estratégia maior de controle territorial, onde a política se torna extensão do crime. 2 1 “LARGE” Atualizações recentes, como a conversão de prisões em domiciliar para Júnior do Dedé e Gleide Rabelo, alimentam desconfianças sobre a efetividade da Justiça, sugerindo que privilégios, como o de Júnior ser advogado podem atenuar punições graves.
Esse escândalo em Morada Nova não é mero acidente; é o resultado de falhas sistêmicas, como a falta de fiscalização rigorosa no financiamento eleitoral e a impunidade que permite a lavagem de capitais em escala milionária. No Ceará, onde facções como a GDE disputam territórios com violência, permitir que elas comprem influência política é uma traição à sociedade.
Urge uma reforma profunda: transparência total em doações, punições exemplares e fortalecimento de órgãos como a Justiça Eleitoral para blindar o processo democrático. Caso contrário, o que vemos em Morada Nova pode se espalhar, transformando eleições em leilões do crime. A população cearense, que já sofre com a insegurança, merece mais do que escândalos merece uma política limpa e representativa.