SALÁRIO DE R$ 4,5 MIL PARA NÍVEL SUPERIOR: A VERGONHOSA DESVALORIZAÇÃO DA POLÍCIA PENAL NO PARANÁ

REDAÇÃO

Descaso com novos policiais penais no Paraná expõe riscos à segurança e precarização da carreira

Curitiba – A lentidão burocrática e a falta de estrutura marcam mais uma vez o concurso da Polícia Penal do Paraná, deixando dezenas de aprovados na turma complementar em situação de limbo e vulnerabilidade. Formados desde dezembro de 2025, os candidatos concluíram todas as etapas do curso de formação, mas seguem aguardando nomeação e posse sem qualquer cronograma definido. Somente em abril, após um mês inteiro de espera, foram divulgados os resultados do exame médico – procedimento que envolveu apenas 80 e poucos candidatos, bem mais lento que o da primeira turma, que contou com cerca de 500 alunos.
A demora revela clara apatia e insensibilidade do poder público com profissionais que, na maioria, estão desempregados e dependem da nomeação para garantir o sustento. Enquanto isso, o Estado falha em cumprir prazos básicos, ampliando a frustração entre quem apostou na carreira após longo processo seletivo.
O problema se agrava na hora da posse. A primeira turma, empossada ainda em 2025, tomou posse sem coletes balísticos, sem armas institucionais e sem sequer a carteira funcional de identificação. Policiais penais foram incorporados ao sistema sem os equipamentos mínimos de proteção e defesa, obrigados a revezar coletes emprestados entre colegas durante os plantões. A pistola funcional demorou cerca de dois meses para ser entregue, a capa do colete ainda não chegou para muitos, e a identidade funcional levou dois meses e meio. Meses atuando como servidores públicos sem condições reais de trabalho.
Essa realidade transforma a posse em mera formalidade perigosa. Profissionais de uma carreira de nível superior ficam expostos a riscos diários no ambiente prisional sem proteção adequada, sem identificação oficial e sem meios para exercer plenamente a função. A situação também impede a aquisição de armas particulares, já que a funcional é exigida para o porte.
No campo salarial, o descaso é ainda mais evidente. O inicial da Polícia Penal gira em torno de R$ 4,5 mil, valor considerado irrisório para uma carreira de nível superior que exige formação superior e enfrenta alta periculosidade. Por comparação, agentes socioeducativos no Paraná – responsáveis por menores infratores, teoricamente em ambiente menos hostil – recebem cerca de R$ 7 mil. Até terceirizados do sistema prisional, como os da NewLife, ganham valores próximos ou equivalentes aos dos policiais penais concursados, escancarando a desvalorização e o desrespeito com a categoria.
A falta de equiparação salarial com outras forças de segurança do Estado reforça o sentimento de abandono. Enquanto o governo anuncia ampliação de vagas e celebra nomeações, ignora as condições mínimas de trabalho e remuneração digna. Os novos policiais penais, que deveriam representar o reforço necessário ao sistema prisional, são recebidos com atrasos, equipamentos precários e salários incompatíveis com a responsabilidade e o risco da profissão.
A demora, a desorganização e a omissão transformam o que deveria ser um avanço em mais um capítulo de precarização da segurança pública no Paraná. Servidores e aprovados cobram, há tempos, valorização real – mas até agora recebem apenas promessas e lentidão.
Foto: Polícia penal