Encontro entre Lula e Trump no G7 ocorre sob pressão diplomática após decisão dos EUA contra facções brasileiras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar novamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meados de junho, durante a cúpula do G7 na França. Trata-se de mais um capítulo em uma série de contatos bilaterais que, até o momento, não entregaram resultados palpáveis ou benéficos ao Brasil, especialmente em meio à recente decisão americana de classificar as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
A possibilidade do encontro foi noticiada nesta sexta-feira, dias após o governo dos EUA anunciar a designação das facções, medida que entra em vigor em junho e reforça a pressão externa sobre o crime organizado transnacional. Apesar de o Brasil não integrar o G7, Lula foi convidado e deve comparecer, assim como Trump. No entanto, não há confirmação oficial de uma reunião bilateral à margem do evento.
Essa seria mais uma oportunidade em que o governo petista tenta navegar em águas turbulentas da relação com Washington. O encontro anterior entre os dois líderes, ocorrido em maio na Casa Branca, foi marcado por tensões evidentes para o lado brasileiro. Lula levou argumentos contra a classificação das facções como terroristas, mas o tema sensível ficou fora da conversa principal, segundo relatos, resultando em um encontro descrito por analistas como morno e sem entregas significativas. O petista saiu da reunião reforçando posições de soberania, enquanto a administração Trump seguia adiante com sua agenda de segurança.
A reação do governo Lula à decisão americana foi defensiva. Em nota oficial, o Planalto afirmou que a soberania brasileira é “inegociável” e criticou “falsos patriotas” supostamente envolvidos com o crime organizado que pediriam intervenção estrangeira. Durante discurso, Lula classificou as facções como terroristas para as populações periféricas, mas enfatizou o combate interno e rejeitou qualquer tom de submissão, chegando a atacar o senador Flávio Bolsonaro. A postura reforça a imagem de um governo reativo, mais preocupado com narrativas internas do que com soluções eficazes em parceria com os EUA.
Críticos apontam que, mais uma vez, Lula comparece a eventos internacionais sem conseguir converter a presença em avanços concretos para o Brasil — seja no combate efetivo ao crime organizado, que continua assolando o país, ou em outras pautas econômicas e comerciais. A repetição de reuniões sem resultados visíveis alimenta a percepção de que o governo patina em uma diplomacia de gestos, enquanto problemas graves como o poder das facções exigem ações mais robustas e menos ideológicas.
Até o momento, não há indícios de que este novo possível encontro traga algo diferente das anteriores: fotos, discursos e promessas que não se materializam em benefícios tangíveis para a população brasileira. O Planalto segue em modo defensivo, enquanto a pressão externa sobre o crime organizado apenas aumenta.
Foto: Agência Brasil / White House